O Novembro Azul, mês de conscientização sobre a saúde do homem e prevenção do câncer de próstata, ganhou um significado especial para o morador de Bom Sucesso, Adolfo Domingues Teles Filho, que concluiu seu tratamento oncológico com um número reduzido de sessões, por meio do novo equipamento On-Board Imager (OBI), da Unidade de Tratamento do Câncer do Hospital da Providência.
Diagnosticado com câncer de próstata em estágio inicial, Adolfo passou por um protocolo inovador de radioterapia que permite tratar a doença em apenas cinco sessões, quando antes o tratamento exigia cerca de 37 a 38.
“A equipe é muito educada e eu não esperava que fosse tão rápido. Foi mais fácil que arrancar um dente”, brincou o paciente. “Com duas semanas eu já estava bem. O pós foi tranquilo, nada doía ou me atrapalhava. Agora só faço o acompanhamento. Foi ótimo”, contou.
O novo protocolo é voltado para pacientes classificados como baixo risco ou risco intermediário e, só é possível graças à tecnologia de imagem em tempo real do OBI. O equipamento aprimora a precisão dos tratamentos oncológicos por radioterapia, permitindo que a radiação seja direcionada exatamente ao local do tumor, reduzindo a exposição dos tecidos saudáveis e aumentando a segurança dos procedimentos.
“Com esse equipamento conseguimos visualizar os órgãos, como a próstata, o reto e a bexiga, já com o paciente na posição do tratamento. Assim, conseguimos acertar o câncer com mais precisão e proteger os órgãos saudáveis”, explica o médico radio-oncologista Dr. Renan Casagrande.
O OBI também é essencial na chamada Radioterapia Adaptativa, uma abordagem moderna que ajusta o planejamento do tratamento conforme as mudanças anatômicas do paciente ao longo das sessões, garantindo resultados ainda mais eficazes e personalizados.
A história de Adolfo reforça a importância do diagnóstico precoce, principal mensagem do Novembro Azul, e mostra como o avanço tecnológico, aliado à humanização no atendimento, tem transformado o cuidado com os pacientes no Hospital da Providência.
“Eu descobri meu câncer no começo e isso fez toda a diferença”, afirmou Adolfo. “Hoje estou bem e grato por ter encontrado uma equipe tão preparada e atenciosa”, finaliza o paciente.
