A paciente Geisemara Fabiano, 37 anos, concluiu uma etapa marcante de sua vida: Tocou o Sino da Esperança após concluir o tratamento que quimioterapia contra o câncer no colo do útero. Em meio ao clima de alegria, a Unidade de Tratamento do Câncer foi tomada pelos familiares e amigos em comemoração junto à Geisemara, que discursou em gratidão à equipe e aos familiares que foram apoio em meio à dificuldade.
Após enfrentar seis ciclos de quimioterapia, além de sessões de radioterapia realizadas de forma simultânea, a paciente deixa a Unidade com um sentimento profundo de gratidão. “Quando recebi o diagnóstico, fiquei muito triste. No começo do tratamento, tudo parecia muito difícil”, relembra.
No entanto, o acolhimento recebido fez toda a diferença. Segundo ela, o cuidado atento da equipe multiprofissional transformou o ambiente e trouxe conforto em meio aos dias difíceis. “As enfermeiras, psicóloga, farmacêutico, toda a equipe nos acolhe muito bem. Acabamos virando amigos”, destaca.
O atendimento humanizado foi essencial para ajudá-la a superar os momentos mais delicados. “Às vezes chegamos pra baixo, mas depois de conversar com eles, vamos embora mais leves. O carinho, a atenção e o amor que eles têm pelo que fazem são essenciais”, afirma a paciente.
A enfermeira Giovana Roveri, que acompanhou Geisemara durante o tratamento, guarda lembranças afetuosas da jornada. “Ela sempre foi muito amorosa com a equipe e comunicativa com as outras pacientes. Laços importantes se formam na sala de quimioterapia. É um espaço onde as trocas de experiências fortalecem todas nós”, ressalta.
Ao encerrar essa fase, Geisemara deixa um agradecimento especial: “Eu só tenho a agradecer a todos. Sem o amor que eles têm por nós, não sei se conseguiríamos suportar tudo o que passamos aqui dentro. Eles são maravilhosos.”