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Serviço

Hospital prioriza a Segurança do Paciente com metas do Ministério da Saúde

A equipe do Hospital da Providência e Materno Infantil em prol da segurança do paciente, criou os “Times de Segurança”, responsáveis para capacitar e relembrar os colaboradores das Instituições sobre as 6 Metas de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde.

“As metas representam um compromisso fundamental em proporcionar um ambiente de assistência à saúde seguro e eficaz para os pacientes no Hospital da Providência e Materno Infantil”, afirma a gerente do Serviço de Qualidade, Daniele Quiezi Peregrino.

Elas são aplicadas a nível global para minimizar riscos e evitar eventos adversos em ambientes de assistência à saúde, sendo elas:

1.      Identificar corretamente o paciente: Isso envolve a verificação de identidade do paciente em cada etapa do atendimento para garantir que ele receba o tratamento adequado.

2.      Melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde: Garantir que informações críticas sejam compartilhadas de maneira eficaz para evitar erros na assistência.

3.      Melhorar a segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos: Isso envolve uma gestão cuidadosa dos medicamentos, reduzindo erros de medicação.

4.      Realizar cirurgia segura em sítio cirúrgico, procedimento e paciente corretos: Minimizar riscos durante cirurgias e outros procedimentos invasivos.

5.      Higienizar as mãos para evitar infecções: Implementar medidas rigorosas de controle de infecções para proteger pacientes e profissionais de saúde.

6.      Avaliar os pacientes em relação ao risco de queda e lesão por pressão, estabelecendo ações preventivas: Implementar estratégias de prevenção de quedas para pacientes hospitalizados.

Para realização das metas, a equipe está passando por treinamentos contínuos. “Com o foco na segurança do paciente, os profissionais de saúde assumem seu compromisso em fornecer atendimento de alta qualidade em prol do bem-estar de todos os pacientes”, finaliza Daniele.