O Hospital da Providência deu mais um passo na busca pela excelência no atendimento com a implantação do Kanban, uma ferramenta de gestão visual que já está em uso no pronto-socorro e nas enfermarias.
O Kanban consiste em um quadro que permite visualizar, por meio de cores, as previsões de alta dos pacientes com base em seus quadros clínicos. Essa metodologia facilita o planejamento das equipes de enfermagem e médica, melhorando a organização do setor e agilizando o fluxo de atendimento.
“Esse quadro tem o objetivo de nos ajudar com as previsões de alta, facilitando a organização e diminuindo o tempo que o paciente permanece no pronto-socorro aguardando vaga na enfermaria”, explica Leandro Rocha, enfermeiro.
A ferramenta também beneficia os pacientes cirúrgicos, que precisam de leitos disponíveis para realizar seus procedimentos, pois de forma simples, a equipe de cada setor consegue visualizar os leitos disponíveis para acomodar os pacientes.
As cores utilizadas no quadro indicam objetivos específicos para cada paciente, permitindo que as equipes identifiquem rapidamente o que ainda precisa ser feito para que a alta ocorra de forma segura e eficiente. “Essas cores servem para nos mostrar o que o paciente está fazendo no hospital e o que precisamos fazer para ajudá-lo a ter alta”, completa o enfermeiro.
A iniciativa faz parte do projeto Lean nas Emergências, que está sendo executado na instituição com o objetivo de melhorar a organização dos setores, reduzir o tempo de espera e otimizar a utilização dos leitos hospitalares.
Com a implantação do Kanban, o Hospital da Providência espera aumentar a rotatividade dos leitos, otimizando o tempo de internação e proporcionando um atendimento mais ágil e eficiente aos pacientes.