Ir para o conteúdo

Hospital da Providência: (43) 3420-1400 | Hospital Materno Infantil: (43) 3033-8509 | Endereço: R. Rio Branco, 518 – Centro, Apucarana – PR

Humanização

Mãe realiza Parto Humanizado no Hospital da Providência Materno Infantil e relata experiência

O Hospital da Providência Materno Infantil celebrou com a mamãe Letícia Emanuelle Godoy e família, a chegada da nova integrante, que veio ao mundo antes da data prevista, mas com muita saúde através do Parto Humanizado, experiência que prioriza o bem-estar da mãe e do bebê, respeitando as escolhas e desejos da parturiente.

Quando descobriu a gravidez, Letícia tinha um desejo firme de realizar o Parto Humanizado. Determinada a tornar essa experiência uma realidade, ela contou com o apoio da família e equipe do Hospital da Providência Materno Infantil.

“Foi uma experiência e tanto. Quando a dor se tornou intensa, senti um apoio fundamental da minha mãe e do meu esposo”, conta Letícia. Tania, mãe da paciente estava presente a cada momento e incentivando com palavras de força e ânimo. “Você consegue”, dizia ela, mostrando que estava ali, ao lado da filha e que acreditava na capacidade dela. O esposo de Letícia também desempenhou um papel crucial, oferecendo apoio emocional e segurando sua mão.

Uma das maiores vantagens do parto humanizado é o respeito à autonomia da mãe. A gestante tem a oportunidade de tomar decisões, como o ambiente em que deseja realizar o parto e quem deseja que a acompanhe. Essa participação ativa na tomada de decisões dá às mães um senso de controle e empoderamento, tornando a experiência do parto mais positiva.

Para aliviar a dor, a paciente utilizou o método da bola de exercícios e água quente, que ajudaram a amenizar as dores e facilitar a dilatação. “Foi o que me ajudou muito para dilatar e ajudou nas contrações”, explica.

Letícia enfatiza que a sensação de alívio e alegria que se seguiram ao nascimento de sua filha foram inexplicáveis. “Foi uma sensação tão inexplicável, uma sensação de alívio, uma alegria por ter conseguido”, descreve ela.