Go to content

Hospital da Providência: (43) 3420-1400 | Hospital Materno Infantil: (43) 3033-8509 | Endereço: R. Rio Branco, 518 – Centro, Apucarana – PR

Orientações

Saúde do Coração: Cardiologista alerta sobre os riscos da hipertensão arterial

No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, celebrado em 26 de abril, a cardiologista Dra. Patrícia Callejas, do Hospital da Providência, destaca a importância da conscientização sobre essa condição silenciosa que afeta milhões de brasileiros. Segundo dados do Vigitel 2023, aproximadamente 27,9% da população brasileira é hipertensa, com maior prevalência entre as mulheres.

De acordo com a Dra. Patrícia a hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é caracterizada por níveis elevados de pressão arterial igual ou acima de 130/80 mmHg e muitas vezes a doença não apresenta sintomas, porém, quando os sinais se manifestam, os principais sintomas incluem tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão.

A cardiologista explica que a prevenção é fundamental e pode ser alcançada por meio de hábitos saudáveis. “Manter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas regularmente, evitar o consumo excessivo de álcool e não fumar, controlar o estresse e garantir uma boa qualidade de sono são primordiais”, a médica também enfatiza que “realizar medições regulares da pressão arterial, mesmo na ausência de sintomas é necessário”.

A médica também ressalta a importância do acompanhamento médico regular para diagnóstico precoce e tratamento adequado, visando prevenir complicações associadas à hipertensão. “A conscientização é justamente para a qualidade de vida das pessoas, para no futuro, evitarmos um infarto ou AVC, principais causas de pressão arterial elevada”, finaliza.